top of page

Formas de Captar Recursos para sua ONG ou OSCIP

Um dos maiores desafios para todas as organizações benevolentes é a captação de recurso financeiro para suas ações e projetos, para ajudarmos com esta questão, criamos um artigo repleto de dicas para sua organização.

1 - Captação de moedas

Disponibilize em comércios e lugares com grande movimento alguns cofrinhos com o nome da sua organização, imagens e, se a captação for relacionada a algum projeto, o nome de seu projeto e suas melhorias para o grupo beneficiado.

2 - Parcerias com comércios e prestadores de serviço locais

Sua organização pode se beneficiar de parcerias onde você ganha produtos e serviços e o parceiro ganha visibilidade e reconhecimento. Algumas dicas são: demarcação de alguns locais publicitários dentro da sua sede e/ou filiais durante eventos dentro da organização ou por algum local de grande movimento; publicidade dentro de seu site e publicidade dentro de cartazes, banners e folhetos de suas ações.

3 - Doações Online

Com a criação de um site, páginas em redes sociais e criação de artigos você pode: divulgar as ações e projetos da organização; animais para serem adotados (no caso de uma organização de animais); divulgar eventos e parceiros (citado no item acima) e, com essas ações, demonstrar a seriedade do trabalho de sua organização, fazendo o processo de doação ser muito mais fácil e confiável.

Crie um botão de doação por meio de paypal, pagseguro e entre outros. Também é interessante a criação de cartilhas de doação mensal, podendo envolver brindes e produtos (melhor abordados no próximo tópico).

4 - Crie produtos

Canecas personalizadas, camisetas, ecobags, pulseiras e entre diversas opções (mudando muito em relação ao foco da organização). Procure dentro de suas parcerias a possibilidade da criação de produtos com a cara da sua organização e tente fazer mais parcerias, por exemplo: parceria com uma empresa de confecção de bonés onde eles arcam com o gasto de criação e na venda ganham 50% e o resto vem liquido a seus projetos.

5 - Crie eventos

Por fim, eventos são a forma mais rápida e eficiênte para captação de recursos.

Para começar, os eventos podem ocorrer dentro de sua ong ou no espaço de algum parceiro. Neste espaços deverão conter: espaço de alimentação, espaço publicitário, espaço de brincadeiras e sorteios, espaço de exposição de projetos futuros e já realizados e um espaço relacionado diretamente ao foco de sua organização.

Dentro de todos os espaços devemos nos concentrar na lucratividade, voltando a questão de parcerias e voluntariado.

Para finalizar

Existem diversos meios para captação de recursos, mas os citados acima são os que mais são simples e tem resultado. Se houver dúvidas ou pudermos ajudar entre em contato.


bottom of page