Crowdfunding, como ele pode ajudar nos projetos de sua organização + dicas de divulgação

August 15, 2017

O Crowdfunding é uma ferramenta relativamente nova de captação de recursos para projetos, mas você sabe o que é e como funciona a "vaquinha virtual"?

 

Crowdfunding é uma forma de captação de recursos por meio de doações do público. Nele você estipula o valor de seu projeto e recebe o valor arrecadado menos a taxa do site que hospeda sua "vaquinha" (existem sites que não cobram taxas mas você também não tem acesso ao valor já arrecadado).

 

Um dos grandes problemas dessa ferramenta é a questão do marketing, pois você necessita da divulgação da sua campanha para seus apoiadores e também a pessoas externas para reconhecerem tua ONG e seu projeto atual.

 

Veja também nosso artigo sobre formas de captação de recursos para ongs

 

Agora que você já sabe como funciona o Crowdfunding, estaremos disponibilizando alguns sites que disponibilizam essa ferramenta e também algumas dicas de marketing para sua campanha.

 

Sites:

 

Kickante: As taxas variam de 12% a 15% do valor total.

Catarse: Cobra taxa de 13%.

 

Sites específicos para ONGs e OSCIPs:

 

Benfeitoria: Não cobra taxas.

Juntos.com.vc: Não cobra taxas. Site exclusivo para projetos sociais.

Xodo: Destinada somente a projetos animais, sem taxas.

 

Dica 1 - Deixe a apresentação do seu projeto incrível

 

Por meio de uma ótima explicação da necessidade do dinheiro e como este projeto mudará uma realidade do público-alvo incentivariam e muito a doação.

Para isso crie imagens, vídeos e textos bem chamativos que envolvam o leitor para que o incentive a doar juntamente com as recompensas.

 

Dica 2 - Crie recompensas para diferentes valores de contribuição

 

Se analisarmos as melhores campanhas de Crowdfunding iremos notar a presença de certos prêmios de acordo com o valor doado. Essas recompensas são normalmente produtos da loja online da organização, ingressos para os próximos eventos, fotos do doador nas mídias sociais, site, e entre outras recompensas.

Vale a pena ressaltar que estas premiações vão variar muito de acordo com o projeto, podendo ser customizado e economizar ainda mais nos valores de custo da campanha.

 

Dica 3 - Prepare seus principais colaboradores e voluntários para ajudarem na divulgação

 

Seja por meio de redes sociais, distribuição de panfletos, networking, divulgação boca a boca, seja o que for que eles estejam preparados para comunicar sobre o projeto e conseguir mais doações.

Eles serão de enorme importância por conta da divulgação gratuita e apoio a campanha.

 

 

 

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Dica 4 - Entre em contato com o seu público das mídias digitais e doadores para pedir o compartilhamento de seu projeto

 

Crie uma imagem descrevendo o seu projeto, recompensas da doação  e link para o crowdfunding e por meio desta peça o compartilhamento no facebook, twitter, whatsapp e outras mídias sociais.

Com isso o seu projeto ganhará divulgação gratuita e possívelmente novos doadores.

Uma outra forma de divulgação que é barata: facebook ads. Nele você pode divulgar seu projeto e página para o tipo de pessoa que mais apoiaria seu projeto a um custo de centavos por clique.

 

 

Dica 5 - Crie uma moldura para o a imagem de perfil dos doadores

 

Para novamente envolver os doadores e ganhar divulgação nas mídias sociais é muito interessante a criação de uma moldura para foto de perfil, onde o doador mostrará para todos seus amigos sobre a sua campanha.

Para criar essa moldura acesse: https://www.facebook.com/fbcameraeffects/home/

 

Para finalizar

 

Estas campanhas são muito interessantes, mas somente se houver uma boa divulgação e envolvimento do público.

Estas dicas podem ajudar, mas é sempre necessária a adaptação para cada tipo de projeto e também quantia de investimento.

 

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